Assim como em humanos, os cães também sofrem com problemas de tártaro. No entanto, alguns tutores ignoram este problema (ou ele passa despercebido) e isso pode se agravar de tal forma que prejudica a saúde bucal dos peludos.

O tártaro nada mais é que uma placa de bactérias que se acumula ao longo do tempo devido aos restos de comida. Se não forem feitos os devidos cuidados, as bactérias podem entrar na corrente sanguínea, acarretando problemas mais graves. Uma forma de prevenir este problema é oferecer ração seca, biscoitos crocantes e petiscos que “limpam” os dentes. No entanto, às vezes isto não é o suficiente e é preciso que seja feita a escovação diária.
Algum dos sinais do tártaro em cães é o mau hálito e/ou mudança na coloração dos dentes e da gengiva, deixando-a vermelha e inflamada. Em casos mais graves, os cães deixam de se alimentar devido à dor causada pelas inflamações. Se você desconfia que o seu cão está com problemas, não esqueça de levá-lo a um veterinário de confiança, hein?
Fonte: Tudo sobre cachorros.