A vacinação é essencial para a qualidade de vida do seu gato. Mas você deve se perguntar: quando começo? O que fazer? Calma, nós te ajudaremos! Apesar de cada animal ter uma imunização individual, identificada após consulta com um veterinário e vistas suas necessidades de acordo com as características, aqui vão algumas dicas que você pode seguir.
A Vacina antirrábica e a polivalente são as essenciais para seu bichano, a polivalente se divide em três tipos: tríplice (V3), quádrupla (V4) e quíntupla (V5). E aí você se questiona: Do que elas protegem? a V3 defende de panleucopenia, rinotraqueíte e calicivirose. Enquanto a V4, protege não só das doenças anteriormente referidas, como também de clamidiose e a V5, trata de todas as anteriores e leucemia felina.
E em relação ao tempo das doses? Vamos lá! Com 60 dias de vida, precisa ser dada a primeira dose da vacina polivalente, depois precisa ser dada logo após 2 a 4 semanas. A antirrábica tem apenas uma dose depois dos 4 meses de idade.
Após ambas vacinas serem devidamente tomadas, dependendo do paciente e as orientações referente a ele, as duas citadas acima podem ser tomadas em intervalos que serão dados pelo médico veterinário responsável pelo seu gato, depois que ele verificar as condições de vida e risco do bichinho.
Entretanto, caso o animal seja adotado ou a exposição seja maior, o tratamento com vacinação poderá ser diferente do citado acima.
Alguns gatinhos podem sofrer demonstração de reação graças a vacina, podendo ser febre baixa, apatia ou dor local, mas em casos mais graves e raros, pode chegar a alergia. Consulte sempre um veterinário de confiança.